Log In

Especiais Opinião Programação Brasil

10 episódios memoráveis de Law & Order: Special Victims Unit

Pin it

No dia 3 de novembro Law & Order: Special Victims Unit, reconhecida tanto pelo Emmy quanto pelo Globo de Ouro, estará de volta ao Universal Channel para sua (já bastante elogiada) 11ª temporada. E essa longa trajetória já nos proporcionou horas de TV de primeiríssima qualidade, não é verdade?

Para celebrar a existência, longevidade e o brilhantismo de SVU, preparei uma modesta lista de episódios que conquistaram fãs passionais, e que continuam – em abençoadas reprises diárias de temporadas anteriores – a fascinar aqueles que ousam adentrar as portas da Unidade de Vítimas Especiais.

Listas são sempre difíceis (muitos episódios para selecionar), injustas (o pouco espaço resulta em omissões graves) e subjetivas (apesar de eventuais consensos, cada olho é único). Portanto, sintam-se livres para compensar as ausências partilhando conosco seus episódios favoritos. Vamos lá?

Law &Order: Special Victims Unit

10 – Closure (1×10)
Este episódio é o coração da série. Somente após assisti-lo é que temos uma pequena noção do que é ser, de fato, vitima de um estupro. Acompanhados de um desconfortável relógio no canto da tela, testemunhamos o passo a passo de uma mulher recém violentada: o choque, a ligação para a emergência, o olhar incômodo da polícia, o invasivo exame de corpo de delito, a interminável tomada de depoimento em que tudo é dolorosamente revivido… Depois o medo, a revolta, os impactos na vida pessoal derivados do trauma e, por fim, a investigação infrutífera da polícia. Um episódio angustiante, crível e muito bem executado.

Law &Order: Special Victims Unit

09 – Slaves (1×22)
Este episódio é a mente da série. A Unidade de Vítimas Especiais é pega de surpresa ao saber que, por ordem de seus superiores, todos os membros terão de se submeter a uma avaliação psicológica cujo propósito não lhes é revelado. Com medo das implicações que isso possa desencadear, todos iniciam a sessão com a psicóloga mostrando-se introvertidos, ariscos e lacônicos. Através de um texto fluente e sensível, cada um desmorona diante das perguntas que lhes são feitas e são desnudados de forma comovente diante dos telespectadores: O capitão Cragen, ex-alcoólatra, vive no limite diante da pressão sob a qual vive no comando da Unidade; Munch vive numa solidão aterradora; Olivia cai em prantos ao ser questionada sobre seus motivos para estar na Unidade; Jeffreys mostra sinais de promiscuidade; e Elliot deixa escapar que tem fantasias sobre matar pedófilos e sair impune por isso. A temporada acaba com um gancho torturante: alguém deve ser transferido imediatamente.

Law &Order: Special Victims Unit

08 – Baby Killer (2×05)
Alex Cabot mal foi designada como a promotora responsável pela SVU e já se depara com um dos casos mais difíceis de sua vida: uma criança levou uma arma para a escola e acidentalmente matou sua coleguinha de classe. O crime choca e divide a sociedade: uns pedem clemência enquanto outros exigem que a promotoria tome as providências cabíveis em nome de justiça para a família da garota.

Law &Order: Special Victims Unit

07 – Guilt (3×18)
Um adolescente comete suicídio após ser indiretamente pressionado por Cabot a prestar depoimento contra seu molestador. Alex, sempre composta e imponente, torna-se um vulto pálido, abatido e agressivo, devastada pela culpa. Há uma cena clássica na qual ela perde o controle dentro da delegacia ao ver que os policiais não estão conseguindo montar o caso. Um dos meus momentos preferidos, que pode ser conferido (infelizmente sem legendas) clicando aqui.

Law &Order: Special Victims Unit

06 – Competence (3×22)
Uma jovem de 23 anos, portadora de síndrome de Down, foi molestada. Devido à criação superprotetora de sua mãe, ela é incrivelmente ingênua e descobrir quem a estuprou acaba se mostrando uma tarefa quase impossível. As coisas apenas complicam quando se descobre que ela está grávida. A mãe da jovem pede imediatamente que se faça um aborto, já que ela – uma senhora que mal pode cuidar da filha – não tem condições de cuidar também de uma criança. Num dos episódios mais emocionantes da série, o caso vai parar no tribunal quando a vítima manifesta o desejo de ter o bebê. Mas como uma pessoa que não tem meios de ser responsável por si própria cuidaria de um recém nascido? Preparem a caixa de lenços e boa sorte…

Law &Order: Special Victims Unit

05 – Juvenile (4×09)
Alex Cabot e a maravilhosa (e ácida) Elizabeth Donnely unem forças para convencer um júri a condenar um sociopata de 12 anos. Duas promotoras fodonas em um caso difícil. Precisa mais?

Law &Order: Special Victims Unit

04 – 911 (7×03)
A polícia recebe uma ligação de uma menina estrangeira que alega estar trancada em um quarto onde vem sendo molestada por meses. Alarmado pela situação, incapaz de rastrear a ligação e correndo contra o tempo antes que o captor da garota retorne, o Squad convoca Olivia Benson – retirada de um encontro às pressas – para conduzir o caso. E é assim, estonteante em seu vestido de gala, que Olivia luta para manter a vítima na linha e encontrar pistas sobre seu paradeiro. Episódio que rendeu a Mariska Hargitay o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática.

Law &Order: Special Victims Unit

03 – Screwed (8×22)
Como o nome sugere, todo mundo se ferrou neste incrível episódio. Novak perde um caso polêmico, deixando livre um estuprador que matou uma mulher e seu bebê de 14 meses. Jogando muito sujo, a defesa tratou de expor todos os podres que os componentes da SVU colecionaram ao longo dos últimos oito anos. Mais uma vez, temos todo o time prestes a enfrentar a demissão: Munch e Fin, por comprometer o caso durante o interrogatório; Elliot, por acobertar sua filha ao ser presa por dirigir alcoolizada; Olivia, por esconder seu irmão quando este estava sob investigação; e Cragen, por não demonstrar controle algum sobre aqueles sob seu comando.

Law &Order: Special Victims Unit

02 – Undercover (9×15)
Na tentativa de expor os abusos dos carcereiros de um presídio feminino, Olivia mergulha no submundo da penitenciária Sealview como uma nova detenta. Quando a suspeita de um surto de tuberculose eclode e uma quarentena improvisada é montada em seu pavilhão, Benson fica a mercê de todo tipo de abuso físico e psicológico, inclusive de uma tentativa de estupro que a assombra até hoje.

Law &Order: Special Victims Unit

01 – Swing (10×03)
Depois de uma ascendente trilha de caos, confusão e abuso de drogas, Kathleen Stabler, a problemática filha de Elliot, atinge o fundo do poço e acaba sendo presa por furto e invasão de domicílio. Inconsequente e rebelde, ela se recusa a receber ajuda e momentos depois de conseguir liberdade condicional sofre uma overdose. Desesperado, Elliot não vê outra opção a não ser prender sua filha antes que o pior aconteça. A luz no fim do túnel surge quando Kathleen é diagnosticada com grave transtorno bipolar. Para montar o caso, a defesa recorre à também problemática mãe de Elliot (papel que rendeu a Ellen Burstyn o Emmy de Melhor Atriz Convidada em série Dramática), que sofre da mesma doença, para provar suas raízes genéticas.

***

A jornada continua no dia 3 de novembro, às 23h, e você pode acompanhá-la conosco aqui no TeleSéries as reviews semanais dos episódios. Até breve.

Séries citadas:
  • Abilio

    Estou de volta: creio que o segundo episódio que citei é o mesmo descrito pela Angela Azevedo no comentário 32.

  • http://drosofila.wordpress.com Helena Martinelli

    Ótima série, ótima lista. Eu daria um jeito de colocar o episódio em que a investigação de um assassinato e emasculação acaba resultando no desmantelamento de uma rede de pedofilia que importava crianças de países de terceiro mundo (aquele em que logo no início eles descobrem que o homem assassinado mantinha dois menininhos estrangeiros enjaulados no apartamento…). Pra mim, é o capítulo mais barra pesada de todas as temporadas.

  • Nereu Tomazinho

    Cara, demais!
    A série é eletrizante, díficil um epísódio fraco, as vezes até coorre, mas o talento do elenco já vale a pena.
    Gostaria de destacar o epísódio (não me lembro o nome nem número, acompanho pela Sky), em que Eliot está investigando um caso fora de NY, Olivia acompanhada a esposa dele ao médico e no caminho bate o carro, e o bebe nasce, sensacional… você fica paralizado em frente a TV e os momentos finais são dignos de Oscar para
    Meloni e Mariska.
    Como é bom saber que não sou o único nessa jornada de amor a SVU….

  • Mari

    Como o próprio autor disse, quase impossível uma lista com apenas 10 melhores episódios.
    A série é incrível sob todos os aspectos. Dificilmente consigo ir dormir sem assistir um episódio, inédito ou reprise. Aguardo ansiosamente a próxima temporada.

  • Tammy

    Ótima lista, Angelo! Não poderia pensar em episódios melhores. Esses que vc escolheu são um resumo do que é SVU, com muitos casos tocantes e o envolvimento dos personagens. Mas, como vc disse, acaba sendo uma injustiça, pq muitos episódios bons ficaram de fora tb! Rage, por exemplo. Chris Meloni deu um show de atuação nele!
    Eu ficariaem dúvida entre Screwed e Fault, pq sou fã Elliot & Olivia de carterinha XD Mas Screwed é ótimo tb, pq trás a tona os grandes acontecimentos da 8ª temporada (e alguns mais antigos).

    Depois de ver SVU sendo comparada à Brothers & Sisters, me dá até uma tristeza. O que tem a ver uma coisa com a outra, meu Senhor? O.O Se fosse comparar SVU à outr serie policial qualquer, ainda vá, mas com uma série-novela é demais!

  • Bárbara

    A lista está incrível, de fato, a série é tão sensacional que é difícil escolher, entretanto concordo com o Pedro Paulo, o episódio em que o Eliott vê a foto da filha divulgada por um pedófilo é imperdível.
    O meu episódio favorito é o da Maria, a menina da América Central que consegue pedir ajuda pelo telefone, a Olívia é designada para investigar e consegue resgatá-la no final, quando está enterrada viva.

  • Flávia

    Meu favorito também é o da Maria. A lista está ótima, a série é excelente!

  • http://monica.figueiredo.zip.net Monica

    Excelente lista!

  • Olga

    Também adorei a lista, mas tendo tantos episódios, 10 é pouco, acho!
    Gostaria de saber o nome do episódio citado acima, que o carro bate com Olívia e esposa de Elliot e o bebê nasce. Socorro, preciso saber, pois é meu preferido!
    Obrigada

  • Cleber Ramos Pedroso Junior

    eu gostei de um episódio que eles estavam investigando um negro estuprador de asiáticos que era filho de um cara também negro que estuprava também asiáticas ,até que a Detetive Olivia revelou que foi fruto de um estupro , e foi o eísódio que a Dra Cabot que cativou quando discursou pro juri ,gostei pra caramba
    da décima temporada gostei daquele que uma mulher que era espancada pelo marido policial ,que a tonta foi´pra um abrigo e resolveu voltar pro marido quiando sofreu uma facada no peito ,esse episódio foi de cortar a alma

  • Nathalia

    O episódio 8 da 11ª temporada foi um dos melhores que eu já vi até agora. Nem acredito que Olivia denuncia Cabot, rs. Elliot surtou legal nesse episódio, também só tem filho que da problema.
    Nova temporada esta perfeita.

  • Valéria

    Amo este seriado, porém hj. assisti o 5ª temporada do 5º episódio, terrível, no qual o acham um bebe dentro do esgoto e depois acham sua mãe morta no partamento dela.

  • Valéria

    Amo este seriado, hj. assisti a reprise da 5ª temporada o 5º episódio, onde é encontrado um bebe no esgoto, e no desenrolar da história quem descobre o assassino é a nova Promotora -Diane Neal, que me fez lembrar o episódio no qual ela morre, por que será que ela saiu do seriado? alguém sabe me dizer.

  • Tatiane

    Parabéns pela lista, com certeza são episódios que se destacaram, mas podemos acrescentar também os episódios “Fault”, 7ªtemporada e “Spooked”,11ª temporada,foram demais. Neles fica bem explícito a cumplicidade entre a Olívia e Elliot.

  • Robson

    Apesar da Lista ser bem elaborada,realmente é difícil dizer os melhores, a série é demais. Gosto de todos da franquia law&order. Sem falar da Mariska..

  • Marcella

    Alguém sabe qual é aquele episódio que um mulher grávida é estrupada em um estacionamento, e retiram o filho da barriga dela ?

  • Denise

    Concordo com a escolha e incluiria tambem os episódios Flórida (08×19), Wrath(03×02), Charisma (06×07), Fault (07×19), Zebras (10×22), Spooked (11×06), Perverted (11×09) !!! Todos maravilhosos e cheios de ação e emoção!!!

  • http://twitter.com/telmak Telma Kobori

    Veja se você consegue me ajudar…Estou querendo saber qual a temporada e qual episódio é o que se chama “Pegando”, que passou na Universal dia 23/02 as 01h00 (dia 24 na verdade, mas aparece na programação do dia 23).
    Já procurei e não encontro nos guias de episódios… Me ajuda?
    Obrigada!
    Telma

  • mariana.

    sem duvidas o melhor episodio que eu já assisti até agora foi o 911, muito bom mesmo, mariska fez por merecer o Emmy, atriz surpreendente, perfeita.

  • regina

    Preciso de ajuda , para um trabalho sobre jovens especiais .assisti não me lembro qdo um epsodio que uma jovem com retardamento mental que é abusada por seus supostos amigos , e ela não querendo ser chamada de retardada (o que todos ja faziam ) concordar com ato sexual , e não permite que o pai denuncie pois se sente envergonhada e quer ser chamada de normal e nunca mais de retardada…….

  • Jaqueline Ambrosio

    Gostaria de saber se alguém viu/lembra de um episódio em que o médico realizava aborto em mulheres com fetos anencéfalos (acho que era isso, faz algum tempo que vi). O médico foi assassinado na Igreja. Desde já agradeço.
    Jaqueline A.

  • Yasmin

    911 foi realmente incrível! Mariska, como sempre, impecável.

  • Vitoria

    Alguém poderia me passar algum site (bom) para assistir séries online???

  • Paulaejorgemuniz

    Ai vai os link , os tre são gratis sem cadastro de celular etc muito bons !!!
    http://www.videobbseries.net/
    http://www.megaseriesonline.net/
    http://www.assistindo.net/
    Ao Angelo Romão  muito obrigado pelo post  esta serie é fantastica !!!
    Gostaria de saber  qual o  episodio que a legista  leva um tiro?
    Se alguem souber  agradeço!!

  • Catherinne

    Ótima seleção! Mas eu ainda incluiria Alternate (9X01). Pra mim um dos melhores!!

  • Cecilia2009

    911, o melhor episódio da história. Muito emocionante. O trabalho da Olívia foi perfeito, o esforço que ela fez para salvar a criança, a elaboração, os detalhes, a relação que foi criada entre a vítima e a detetive. Tudo perfeito!!!! Mariska arrasou 

  • amannda

    o melhor episódio com certeza e o Undercover (9×15)e muito emocionante,da aquele friozinho na barriga. vc chora,sofre junto com a olivia(mariska).
    mito bom o melhor.

  • amannda

    ops:quero dizer “muito bom o melhor”

  • Alguem

    fico em duvida entre perverted e undercover kkk ambos foram muito MUITO fodas

  • http://www.facebook.com/henrique.perez.5 Henrique Perez

    Faltou Cold (9X19) e Fallacy (4X21) que deveria ter rendido indicações ao Emmy para as atrizes Diane Neal e Stephanie March.

  • Keila Santos

    Não tenho o que falar, são realmente os melhores episódios. Me arrepio toda vez que vejo a Mariska fazendo QUALQUER coisa. Ela é ótima. E o El também, não era pra ele ter saído.

  • http://www.facebook.com/minhakynha Cida Duarte

    ÓTIMA A ESCOLHA!
    CONCORDO COM TODAS, MAS O EPISÓDIO EM QUE MAIS UMA VEZ ENVOLVE A FILHA DO ELLIOT E QUE ELE PRECISA DA AJUDA DA MÃE ESQUIZOFRÊNICA PARA SALVAR A PRÓPRIA FILHA, FOI DE FATO EMOCIONANTE…ACHO QUE ME IDENTIFIQUEI MUITO COM O EPISÓDIO ESPECIALMENTE POR VIVER UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE – DE ABANDONO PELA MÃE QUE HOJE CUIDO DELA POR CAUSA DE SEUS PROBLEMAS MENTAIS-…
    GOSTEI TAMBÉM O EPISÓDIO 6 “BABES”, DA 10ª TEMPORADA, EM QUE UM GRUPO DE ADOLESCENTES FAZEM UM PACTO PARA ENGRAVIDAREM TODAS AO MESMO TEMPO, O FINAL É SURPREENDENTE !

  • http://www.facebook.com/carol.sales.71 Carol Sales

    faltou o episodio Fault

  • http://www.facebook.com/lane.santos.1804 Lane Santos

    o episodio 5 da 2° temporada pra mim é o mais marcante ate o momento….mais ainda estou na 5° temporada

  • Jéssica

    Qual são os episodios q evidenciam mais a Olivia Benson?Amo ela…

  • Marilia Higashi

    911 (7×03) eh sem sombras de duvidas o melhor ep da serie!!!

  • Joyce

    Pra mim também, me emocionei demais nesse episódio. Eu o vi há 2 anos e não o esqueço.

  • Luciana

    Alguém poderia me ajudar a descobrir qual o episódio que uma senhora denuncia um homem e depois ele mata ela, no final ele aparece armado no apartamento da Olivia e acaba? por favor gostaria de saber qual a continuação

  • Tatiane Jerôn

    Hoje assisti a um espisodio em qual a policial ia sofrer uma tentativa de estupro de um bandido que ela estava tentando colocar na cadeia, alguem sabe me dizer qual é o proximo q tem continuaçao estou mto curiosa???

  • Cleidepp

    esse episódio é o final da 14ª temporada e tem continuação sim , o episódio é 14×24

  • Cleidepp

    acho que é a mesma dúvida da Luciana, o episódio foi o 14×24 e tem continuação na temporada seguinte

  • Luiz Fernando

    Queria saber o episodio que passou no universal channel no dia 30 agosto de 2014,fala sobre os mendingos Alguém poderia me ajudar?

  • Luysa Hargitay

    Sim, tem continuação sim…….. Episódio “Surrender Benson”, episódio 1 da 15a temporada. ELETRIZANTEEEEE. Segue ai um link para assisti-lo: http://www.filmesonlinegratis…. . DIVIRTA-SE!

  • Luh Hargitay

    Luciana, esse episódio é o 14×24, e tem continuação no 15×01, é incrível! Olivia sofre muito nas mãos do Lewis. Recomendo esse episódio, realmente PERFEITO.

Log In or Create an account