Log In

Notícias Opinião Programação Brasil

A volta dos The Boondocks

Pin it

Na madrugada desta quarta-feira, quando eu estiver dormindo, o meu DVR vai estar funcionando a todo vapor, gravando a estreia da segunda temporada de The Boondocks no canal Sony.

The Boondocks estreou no Brasil em 2007, na entressafra da Sony, e só está retornando agora, quase dois anos depois – e eu mesmo já tinha me esquecido que o desenho tinha uma segunda temporada.

Para quem não conhece, um aviso: The Boondocks não é fácil. Apesar da estética de desenho animado dos anos 80, o desenho não é nada inocente. A criação de Aaron McGruder faz humor colocando o dedo direto nas feridas da cultura negra e, claro, abordando o racismo nos Estados Unidos.

Para se ter uma idéia, a segunda temporada, com 15 episódios, teve dois episódios censurados que não foram ao ar nos EUA. E olha que o desenho não é de nenhuma rede de TV aberta – lá fora ele é exibido dentro do Adult Swim, a programação adulta do Cartoon Network, que vai ao ar após às 22h.

Quando The Boondocks chegou ao Brasil, eu fiquei surpreso ao ver o desenho dublado (o que naquela época era algo totalmente fora do padrão Sony-AXN) e ainda mais surpreso com a boa dublagem feita pela Álamo, que captou bem o espírito do desenho, e teve o bom senso de preserver as gírias e palavrões, indispensáveis para o bom funcionamento do roteiro. (Espero que a Sony não se importe, mas coloquei na web o trecho acima, de um episódio, que demonstra bem isto).

Pra minha surpresa, a assessoria da Sony informa que a segunda temporada de The Boondocks será exibida legendada. Não teremos mais este trabalho de dublagem.

O que também não é ruim, já que desta vez poderemos ouvir as vozes dos ótimos atores americanos: os garotos Huey e Riley são dublados pela Regina King, a Sandra Palmer de 24 Horas e que atualmente está em Southland; o engomadinho Tom Dubois é dublado por Cedric Yarbrough, de Reno 911!, e o coitado Tio Ruckus tem a voz de Gary Anthony Williams, o Clarence de Justiça sem Limites.

Atualização em 20/5: Ao contrário do que a assessoria de imprensa do canal Sony divulgou, a segunda temporada de The Boondocks está sendo exibida dublada em português.

Boa gravação para todos!

* * *

The Boondocks vai ao ar no canal Sony, à 0h30 de quarta-feira

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

blog comments powered by Disqus

Log In or Create an account