Log In

Gastronomia

Esquentando o Natal com um eggnog em Two and a Half Men

Pin it

Bertha:
“Ei, estou fazendo o eggnog. Você quer a todo vapor ou apenas cintilante?”

Charlie Harper:
“Bom, vamos ver. Estamos celebrando paz na Terra e boa vontade para toda a humanidade. Vamos meter o pé na jaca.”

Bertha:
“Aleluia!”

Two and a Half Men - Walnuts and Demerol
O episódio Walnuts and Demerol da série Two and a Half Men [o décimo-primeiro da quarta temporada e exibido originalmente nos EUA em 11/12/2006] traz o personagem Charlie Harper tentando se livrar de familiares e agregados para que possa se dar bem com uma nova garota bem na noite de Natal. O título do episódio é uma referência culinária: trata-se de Alan Harper descrevendo os cookies que a ex-sogra preparava [ela era viciada].

Cookies são uma boa pedida para mais uma coluna, existem tantas receitas, mas neste caso acredito que seja melhor voltar os olhos pra outra referência culinária no episódio.

Judith:
“Oh, eggnog!”

Herb:
“Querida, teremos de dirigir bastante. Vamos passar o feriado em San Diego com meus pais.”

Judith:
“É por isso que preciso de eggnog.”

Two and a Half Men - Walnuts and Demerol
Nos EUA, Canadá e Inglaterra, o eggnog é uma bebida servida entre o Dia de Ação de Graças e o Ano-Novo, sendo comumente associada ao Natal [fãs de Harry Potter devem se lembrar da Sra. Weasley, intoxicada de eggnog, cantando baladas de Celestina Warbeck]. Trata-se da nossa boa e velha gemada, só que fria. O que aquece é o conteúdo alcoólico. A origem do nome é incerta; uma das hipóteses afirma que o sufixo -nog refere-se a uma caneca entalhada na madeira em que se servia álcool. Outra hipótese diz que trata-se de uma contração das palavras egg and grog, ovo e grogue, uma bebida quente inglesa à base de rum ou conhaque.

Bertha:
“É melhor deixar o eggnog longe das velas.”

O eggnog surgiu na Inglaterra e era mais comum misturar-se vinho madeira ou brandy. Quando foi levado para as colônias americanas, substituiu-se pelo rum produzido no Caribe, muito mais barato. O eggnog era bebida chique em Londres porque apenas a aristocracia podia dispor do leite e dos ovos produzidos no campo, mas nos EUA o acesso a esses ingredientes popularizou a bebida no país.

Jake Harper:
“Eu quero um pouco.”

Alan Harper:
“Não, não quer, isto é para adultos.”

Two and a Half Men - Walnuts and Demerol
A receita – Eggnog

Ingredientes:
8 ovos
200 g de açúcar branco refinado
1 colher [chá] de noz moscada ralada na hora
150 mL de brandy
150 mL de rum
700 mL de leite integral
500 mL de creme de leite fresco
1 colher [sopa] de extrato de baunilha [opcional]

Modo de preparo:
Resfrie todos os ingredientes antes de fazer [isso é muito importante se for preparar no Natal brasileiro, que acontece no verão].

Quebre os ovos numa tigela grande e bata bem com um fouet ou mixer até ficarem bem clarinhos. Junte o açúcar e bata de novo. Adicione a noz moscada [e a baunilha, se for o caso] e bata mais uma vez.

Vá adicionado, aos poucos e nesta ordem, o leite, o creme de leite, o brandy e o rum, batendo bem cada vez que adicionar. Observe se tudo está bem incorporado antes de acrescentar cada novo ingrediente. Despeje a mistura em uma jarra ou garrafa bem tampada e guarde na geladeira por até dois dias. Bata novamente antes de servir, para que fique espumoso.

Sirva com um pouquinho de noz moscada ralada sobre cada caneca.

Two and a Half Men - Walnuts and Demerol
Herb:
“Eggnog?”

Kandi:
“Oh, obrigada.”

Herb:
“De nada. Eu sou médico.”

Notas pessoais: esta receita tem grau de dificuldade médio e rende dois litros. É uma bebida com alta quantidade de gordura – afinal, é consumida durante os invernos rigorosos do hemisfério norte. Existem versões magras, mas a ideia é que fiquem cremosos e deem “sustância”, então desta vez não me afobei pra procurar receita com pouca gordura.

Two and a Half Men - Walnuts and Demerol

Bertha [com o eggnog]:
“Aqui vamos nós. Mais combustível pra fogueira.”

Charlie Harper:
“Você disse que estava indo para casa!”

Bertha:
“Bem, isso foi antes de saber que você estava dando uma festa.”

Charlie Harper:
“Isto não é uma festa! É só um monte de gente que não gosto, por aqui, tomando as minhas bebidas… Oh, droga, é uma festa. Me dê isso.”

Titia Batata adverte: Beba com moderação.

Two and a Half Men - Walnuts and Demerol

Séries citadas:
blog comments powered by Disqus

Log In or Create an account