Log In

Memória

Memória – Ah, os tempos de estudante…

Pin it

Aulas que parecem intermináveis. Aulas que nem se sente passar. A rotina, os horários. As provas e trabalhos. Os amigos, as festas, os romances, as decisões importantes, os agitos, as confusões, as histórias, os planos para o futuro… A pressa para que tudo termine logo. A vontade de que não acabe jamais.

Passamos boa parte da nossa vida em salas de aula. Escola, faculdade… Anos e anos vivenciando a experiência de sermos estudantes. Por isso, esse período de volta às aulas traz a ansiedade de viver tudo de novo, de aproveitar cada oportunidade, ou desperta a lembrança dessa fase da vida e de tudo que ela ensinou.

Como recordar com séries é mais a nossa disciplina, então, vamos voltar aos tempos de estudante com Angela Chase e Felicity.

Era uma vez…

My So Called Life (Minha Vida de Cão) – Angela Chase (Claire Danes) é a filha mais velha de Graham (Tom Irwin) e Patty Chase (Bess Armstrong), um estável casal. A caçula, Danielle (Lisa Wilhoit), completa o quadro de família normal. Só que com Angela em plena adolescência a vida pode não ser tão simples assim.

 Angela passa a andar com a desajustada Rayanne Graff (A.J. Langer) e seu  leal amigo Rickie Vasquez (Wilson Cruz), pinta o cabelo de vermelho e se  mete em confusões para chamar a atenção do charmoso Jordan Catalano  (Jared Leto). E ela própria se torna o centro das atenções quando um boato  de que ela e Jordan teriam ido até “os finalmente” se espalha pela escola.

Uma arma de fogo dispara acidentalmente na escola, assusta alunos e  preocupa pais. O melhor aluno do colégio, o certinho, Brian Krakow (Devon  Gummersall), o vizinho dos Chase, que todo mundo sabe que é apaixonado  por Angela, exceto ela que trata o garoto como o amigo pau para toda obra,  surpreende a todos quando decide manter em segredo o fato de ter sido  Rickie quem estava com a arma evitando que o garoto fosse expulso do  colégio.

O pai de Sharon Cherski (Devon Odessa), amiga de infância de Angela, sofre  um infarto, e as duas que não se falavam desde que Angela se tornou amiga de Rayanne, se reaproximam.

Rayanne mistura álcool e drogas e sofre uma overdose sendo salva por Patty. Depois do ocorrido, Rayanne se empenha em se manter sóbria.

Angela descobre que Jordan tem dificuldade para ler e o segredo aproxima os dois que passam a namorar. Eles se separam quando Angela decide não transar com Jordan.

Rickie, cansado de apanhar dos tios, foge de casa. Depois de ficar com os Chase por um tempo, o garoto descobre que a sua família se mudou e ele não tem mais para onde voltar. Rickie é, então, acolhido pelo professor de inglês e seu companheiro. 

Rayanne tem uma recaída e acaba dormindo com  um também bêbado Jordan. Angela descobre e rompe com Rayanne e Jordan. Enquanto Rayanne busca na peça de teatro da escola uma forma de expressar seu arrependimento para a amiga, Jordan pede para que Brian o ajude a reconquistar a ex. Brian escreve uma carta declarando seu amor para Angela como se fosse de Jordan. E o casal se reconcilia.

 

Felicity – Felicity Porter (Keri Russell) estava com tudo planejado para cursar medicina em Stanford. Mas as coisas mudam, quando no dia da formatura ela pede para que o popular Ben Covington (Scott Speedman) assine seu anuário. O rapaz escreve que gostaria de tê-la conhecido melhor e que eles pudessem manter contato… Apaixonada por Ben por todo tempo de colégio, Felicity decide ir para a Universidade de New York, onde Ben vai estudar.

Em New York, Felicity conhece a estudante de música Julie Emrick (Amy Jo Johnson), e logo as duas se tornam amigas. Felicity divide o quarto com a misteriosa gótica Meghan Rotundi (Amanda Foreman) e fica amiga do compreensivo Noel Crane (Scott Foley), o conselheiro do dormitório.

Noel se interessa por Felicity que continua apaixonada por Ben que está afim de Julie.

Enquanto lidam com os problemas amorosos, Ben tenta se manter como um atleta na faculdade, Felicity se torna amiga da competitiva Elena Tyler (Tangi Miller) e passa a trabalhar no “Dean & DeLuca”, o café do espanhol Javier (Ian Gomez), já Julie encontra sua mãe biológica.

A amizade entre Ben e Julie vira romance e Felicity decide ter sua primeira vez com Noel, só que nada dá certo. Noel volta com a ex e Felicity dorme com um quase desconhecido. Julie investe em sua carreira como cantora, Ben se envolve em dividas de jogo e os dois terminam seu relacionamento.

Sean Blumberg (Greg Grunberg), um cara cheio de ideias mirabolantes que aluga um quarto em seu apartamento para Ben, resolve fazer um documentário sobre a vida universitária e usa a turma de amigos em suas gravações.

Ben se declarar para Felicity e os dois passam as férias juntos, mas Ben desiste do romance quando ouve a garota dizer que o ama. Decepcionada com Ben, Felicity decide mudar de atitude e começa cortando radicalmente o cabelo.

Mas um ano letivo começa e Felicity resolve cursar artes ao invés de medicina. Julie se muda para o apartamento de Sean e Noel e Elena têm que dividir um apartamento. Ben vai trabalhar no “Dean & DeLuca”. Felicity e Ben invadem a piscina da faculdade a noite e são punidos com horas de trabalho voluntário num centro de saúde.

Noel começa um namoro com uma caloura chamada Ruby (Amy Smart). Ben tem um caso com uma mulher casada. Ruby fica grávida e Noel pede para que aborte, a garota se nega e os dois entramem crise. QuandoNoelmuda de ideia e quer o bebê, descobre-se que a criança não é dele.

Felicity se envolve nas eleições para presidente do centro acadêmico, mas perde. Elena namora Tracy Vincent (Donald Faison) seu inteligente colega de sala que tem opiniões muito próprias quando o assunto é sexo, como por exemplo, não fazê-lo antes do casamento. Ben e Felicity começam a namorar. Sean se apaixona por Julie, mas sem ser correspondido ele se envolve com Meghan.

Noel se casa com a prima de Javier e foge para uma aventura deixando todos preocupados, quando ele volta se divorcia. Ben lida com o alcoolismo do pai, e Julie se sentindo culpada pela morte do próprio pai vai embora de New York.

Elena e Tracy quase se casam, mas desistem, já Meghan e Sean oficializam a união.

O último ano da faculdade chega enquanto Felicity se decide por Ben ou Noel. Quando a turma se forma Ben pede Felicity em casamento, mas o nascimento do filho dele em outro estado deixa tudo suspenso entre os dois. Seis meses depois, Felicity deixou New York e agora vai cursar medicina. Noel e Sean deslancharam um negocio juntos e todos mantém contato com os amigos da faculdade. Ben muda-se para ficar com Felicity e a mãe de seu filho também vai mudar para que todos fiquem perto. Era a vez de Ben ir atrás de Felicity.

Algum tempo depois, Elena morre em um acidente, Noel vai se casar e Felicity fica arrasada ao descobrir que Ben a está traindo. Então, Meghan realiza um feitiço levando Felicity de volta ao passado, para que ela não escolha ficar com Ben e evite toda a dor. Mas a volta de Felicity muda a vida de seus amigos e entre os acontecimentos Noel teria morrido. A garota decide voltar para a sua vida real, mas antes de ir ela pede para que Elena não vá ao local do acidente e, de volta, ao presente Felicity perdoa Ben e descobre-se que Elena está viva.

 

…e então…

A série My So Called Life, conhecida no Brasil com o título Minha Vida de Cão, teve apenas 19 episódios, ficando no ar de 25 de agosto de 1994 à 26 de janeiro de 1995, nos EUA.

Felicity estreou nos EUA em 29 de setembro de 1998 e durou quatro temporadas, terminando em 22 de maio de 2002.

Duas séries com fórmulas bem parecidas, o cenário estudantil, os conflitos amorosos e familiares, as reflexões narradas pelas protagonistas… Ah, sim duas garotas complexas que adoram exagerar as situações e transformam tudo em um grande drama. Apesar de Angela Chase e Felicity serem, por vezes, irritantes, elas são extremamente humanas, cheias de defeitos e dilemas, o que nos aproxima delas, não é? (risos)

Angela e Felicity nos ensinaram que somos sempre aprendizes nessa vida e, quem sabe por isso, esse tal período de estudante nos deixe tantas agradáveis lições e

…lembranças.

Séries citadas:

25 anos, Jornalista formada pela Unesp/Bauru. Responsável pela Coluna Memória. Adora um bom livro e não dispensa uma boa música. Mas, confessa que é viciada em séries desde que se conhece por gente. Friends, Angel, One Tree Hill... Game of Thrones, Hart of Dixie, Arrow, The Vampire Diaries, The Originals...

  • http://www.facebook.com/people/Bianca-Mafra/100000817826436 Bianca Mafra

    não via nenhuma das duas. :(

  • Mirele Ribeiro

    Bianca, assista Minha vida de cão, vale a pena, principalmente pela Claire Danes rsrs

  • http://www.facebook.com/mr.biglia Pablo Biglia

    Parabéns pelo texto. Poucos conseguem transmitir tão bem a ideia por trás de Felicity!

  • Thiago Magno

    Quando a série “My So Called Life” estreou nas manhãs de domingo do SBT o título usado era “Meus Quinze Anos”. Só quando ela começou a ser exibida pelo Multishow que passaram a adotar o nome “Minha Vida de Cão”. É sempre bom relembrar séries que marcaram de alguma forma.

  • Chelsea

     E pelo Jared Leto (que na época tinha 22 anos de idade com cara de 15. Que medo que eu tenho dele com isso até hoje).

  • Mirele Ribeiro

    Hahahahaha Sem dúvida, o Jordan Catalano é um convite a parte rsrsrs

  • Mirele Ribeiro

    Muito obrigada! Que bom que gostou. Realmente, Felicity tem um clima bem próprio!

  • Mirele Ribeiro

    Pois é Thiago, sabe que os dois nomes caem como uma luva pra série, né? Mas, eu sinceramente, prefiro “Minha Vida de Cão”, me identifico rsrsrs 

  • http://twitter.com/erica_correia Erica Correia

    Eu adorava as duas, tinha mais ou menos a idade da Angela na época da série,(15 anos) 94,95 e entrei na faculdade junto com a Felicity (1998), as angústias e ansiedades eram as mesmas, só senti por  ”My So Called Life” que poderia ter durado mais… ah minha adolescência…

  • Polly

    É possível comprar esse seriado? Eu estou a procura por muito tempo e não encontro. Eu também adorava esse série, ficou ótimo o texto de vocês!

  • Pingback: Sete anos sem a WB – The Night of Favorites and Farewells

  • Pingback: Sete anos sem a WB – The Night of Favorites and Farewells

Log In or Create an account